DPVAT 2019 PR — Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA AGORA

Os valores cobrados do cidadão que possui veículo, não são apenas para arrecadação, mas também para garantir a segurança do motorista. As pessoas que possuem automóveis no estado do Paraná, por exemplo, devem pagar o DPVAT 2019 PR, para eventual necessidade do benefício.

Este seguro é muito conhecido como “Seguro Obrigatório” pois deve ser pago anualmente, ele te fornece um benefício para o caso de acontecer um acidente de trânsito que venha gerar invalidez permanente ou até mesmo para os casos de morte.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre o DPVAT Paraná, para que você compreenda o que é, para que serve, como realizar a consulta e pagamento, além de outras informações importantes a respeito desse seguro obrigatório que você precisa saber.

Seguro DPVAT 2019 PR

O DPVAT PR se trata do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Sendo assim, ele visa garantir uma maior segurança aos portadores de veículos automotores, e precisa ser pago anualmente junto a primeira parcela do IPVA 2019 PR, ou ainda na cota única.

DPVAT 2019 PR

Nos casos de acidente de trânsito que acabem em morte ou gerem invalidez permanente, tanto para motoristas, quanto para passageiros ou pedestres envolvidos o reembolso das despesas médicas e hospitalares é garantido pelo Detran DPVAT PR.

A Lei nº11.482/07, atesta a obrigatoriedade do seguro DPVAT, e gera maior segurança para todas as vítimas de acidente de trânsito. Caso o motorista seja flagrado sem ter realizado o pagamento do seguro, pode sofrer consequências como multas, ponto na carteira e até apreensão do veículo.

Vale ressaltar que o seguro DPVAT Paraná 2019 dispõe de três planos para as vítimas de acidentes de trânsito. São eles:


#01. Nos casos de invalidez temporária ou permanente: Indenização do estado.


#02. Nos casos de morte: Os familiares é quem tem o direito de receber a indenização.


#03. Nos casos de custos médicos: Com as devidas comprovações, a vítima tem o direito de exigir o pagamento das despesas médicas, que podem incluir medicamentos e exames, por exemplo.


Para fazer a solicitação da indenização à vitima do acidente de trânsito, é preciso se dirigir até uma companhia seguradora apresentando os documentos que irão dar embasamento à solicitação. Como por exemplo:

  • Comprovação de gastos médicos;
  • Boletim de ocorrência;
  • Relatório médico ou Certidão de óbito.

Consulta DPVAT 2019 PR

Muitas são as pessoas que acreditam que apenas o pagamento do IPVA já garante a regularidade do veículo, permitindo seu licenciamento 2019 PR. No entanto, todos os débitos vinculados ao veículos precisam estar em dia.

Através do SEFAZ e do Detran PR, é possível consultar os débitos pendentes referentes aos seguintes fatores:

  • IPVA do exercício e de exercícios anteriores;
  • Débitos de IPVA inscritos em dívida ativa;
  • Taxas de licenciamento;
  • DPVAT;
  • Multas.

Para realizar a consulta DPVAT PR e visualizar todos os dados referentes ao tributo basta seguir o passo a passo abaixo:

DPVAT 2019 PR

  • Acesse o site oficial: www.detran.pr.gov.br
  • Clique em “veículo”, e em seguida “Consulte Extrato de Débitos”.
  • Forneça as informações solicitadas e aguarde as informações referentes à seus débitos.

Valor do DPVAT 2019 PR

O valor estabelecido do DPVAT PR é feito pela Seguradora Líder e o Detran Paraná, que é a empresa responsável por esse seguro. Esse valor por variar conforme o tipo do veículo, e pode ser consultado por meio de uma tabela disponibilizada pela seguradora.

Confira a tabela a seguir:

DPVAT 2019 PR

Pagamento DPVAT 2019 PR

Para pagar o valor do DPVAT PR, veículos usados devem gerar a guia de pagamento do seguro, através do site “pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br”. E para veículos 0km, a guia é emitida por meio do site do Detran PR.

DPVAT 2019 PR

O pagamento deve ser realizado no vencimento da cota única do IPVA. E caso o automóvel seja isento do IPVA, o vencimento se dará juntamente ao licenciamento anual ou no emplacamento do veículo. No ano de 2019, o parcelamento do seguro não foi aprovado para nenhuma categoria, sendo assim, os valores constados na tabela devem ser pagos à vista.

Com o boleto em mãos, você deve se dirigir até uma agência bancária para efetuar o pagamento, que pode ser feito nos bancos:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Itaú.

Para usufruir dos benefícios, em caso de acidente, é extremamente necessário que o pagamento do DPVAT 2019 PR seja realizado em dia.


Não se esqueça de que o seguro DPVAT Paraná também faz parte da licença anual do veículo, por isso o pagamento não é optativo e deve ser realizado ano a ano.

Além disso, pagar o DPVAT garante segurança à você e todas as pessoas envolvidas na sociedade, pois é um seguro que cobre tanto o motorista, quanto passageiros e pedestres, sendo assim, estar em dia com o DPVAT PR não significa apenas estar em dia com a lei, mas também fazer seu papel como cidadão.

Se restou ainda alguma dúvida, não se esqueça de deixar nos comentários, para que, se possível possamos esclarece-la. Compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a compreender a importância e obrigatoriedade do DPVAT 2019 PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *