IPVA 2019 PR DETRAN — Consulta, Tabela, Pagamento → VEJA

Aprender mais sobre o IPVA 2019 PR é fundamental e vai permitir que você possa começar a fazer o seu planejamento. Vale destacar que todos os anos, é preciso efetuar o pagamento desse imposto para que os veículos estejam em ordem. Só que as vezes, algumas dúvidas batem e é necessário retirar todas com rapidez.

A ideia central dessa postagem é justamente essa, ou seja, te auxiliar a planejar-se para a melhor situação. Com o tempo, você vai perceber que a melhor decisão para você é ir se preparando para efetuar o pagamento. Mais uma vez, o texto vai te ajudar a entender mais sobre o IPVA Paraná que é tão relevante a todos.

IPVA 2019 PR

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), nada mais é do um imposto de escala estadual. 50% do valor fica no estado e a outra parte vai para o local onde aquele veículo encontra-se registrado.

IPVA 2019 PR

É extremamente comum as pessoas acreditarem que esse dinheiro é utilizado exclusivamente para melhorar as estradas. Só que a realidade é que não tem uma lei, que indica como deve ser usado e é uma questão diferenciada.

O que acaba acontecendo, é que esse dinheiro acaba sendo “desviado” para outros setores e as estradas não ficam melhores. O IPVA PR deve ser pago, caso contrário o veículo estará em divida com o estado e pode sofrer restrições.

Vale sempre destacar que o pagamento engloba apenas veículos automotores, ou seja, barcos, lanchas e jatinhos não entra nesse imposto. Só que motos e caminhões de pequeno, médio e grande porte, devem sempre pagar o IPVA Paraná 2019.

Como fazer consulta?

Se você deseja ir se preparando para pagar o IPVA 2019 PR, é mais do que adequado ter acesso as informações oficiais. E nisso tudo, é que irá entrar uma questão que facilita e muito a sua vida, ou seja, a internet.

Dá para fazer tudo através do site próprio do Detran PR IPVA e para facilitar a sua vida, confira os passos a seguir:

IPVA 2019 PR


Passo 01: Para conseguir fazer a consulta IPVA 2019 PR é indicado acessar o site www.fazenda.pr.gov.br.


Passo 02: Em seguida digite o número do Renavam;


Passo 03: Na página a seguir será aberto os dados e você pode fazer a impressão para depois efetuar o pagamento IPVA PR.


Caso esteja atrasado, também é permitido fazer o pagamento por meio dos passos ensinados a cima. Caso esteja em ordem, também dá para pagar e mais uma vez, essa é uma vantagem bem interessante para todos. Restando apenas aproveitar essa oportunidade para ir se planejando para fazer a quitação.

Tabela de Pagamento do IPVA 2019 PR

O parcelamento IPVA é um benefício bem interessante e oferece a todos a possibilidade de pagar em parcelas. Só que aqueles que desejam fazer o pagamento de uma vez, também existe a chance de ser a vista.

A tabela IPVA 2019 PR é interessante, porque demonstra as datas corretas para que os pagamentos possam ser feitas. Confira a seguir a tabela oficial, com as os finais das placas e os pagamentos, tudo referente ao ano de 2019:

IPVA 2019 PR

Normalmente, esses dados são passados no mês de Dezembro do ano anterior e dá a chance de ter um planejamento maior. Vale muito a pena destacar, que o principal é entender que o final da placa é que dirá o dia de pagamento.

Além disso, o calendário IPVA PR ainda oferecerá a possibilidade de efetuar o pagamento a vista. Nesse caso, o valor caí em 3% e é uma vantagem interessante, especialmente para aqueles que tiverem condição de pegar.

Leia também:

Pagamento IPVA PR

Todo o pagamento pode ser feito indo ao Detran Paraná ou ao banco, portanto, é muito mais simples para todos. Só que vai dar para fazer pela internet e isso é algo realmente eficiente, porque permite que da sua casa você faça tudo.

Para efetuar o pagamento de forma online, é preciso que você siga os passos que foram ensinados “CONSULTA IPVA PR”. Obviamente que se você levar o documento do carro até o Detran ou mesmo a um banco, é possível pagar.

Detran PR

Chega-se a aquele momento em que conhecer mais sobre as informações oficiais sobre o Detran PR é fundamental. Depois disso, não irá existir mais a chance de você não conseguir fazer esse pagamento que é interessante, veja:

  • Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940 – Capão da Imbuia / CEP: 82800-900;
  • Telefone: 0800 643 7373;
  • Site: www.detran.pr.gov.br;
  • Horário de Atendimento: 8h às 14h (2° a 6°).

É preciso que você guarde essas informações, porque irá te auxiliar nos momentos que você tiver as suas dúvidas. O principal é tentar tudo antes de ir pessoalmente, porque você irá enfrentar muitas filas.


A melhor atitude que você pode ter, é buscar entender que o pagamento do Detran IPVA 2019 PR deve ser feito da data correta. O texto de ensinou a consultar e também a importância que o calendário tem, depois disso o pagamento pode ser feito com muito mais facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *